terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FILME: Blue Valentine


O amor do início ao fim e onde o fim se encontra com o início. Blue Valentine é um filme dirigido por Derek Cianfrance que retrata a crise e o fim de um relacionamento de uma maneira bem realista. O filme mostra como o tempo e a convivência podem ser cruéis com o amor e destruir o que no início era indestrutível. Ryan Gosling e Michelle Williams brilham nesse filme como o casal que vê a sua relação se desintegrar.
O filme segue a trajetória de um casal durante o seu momento mais difícil e o que culmina na separação. Nesse momento, vemos a reflexão de ambas as personagens sobre como tudo começou. Acompanhando o fim, temos o começo dessa história e o início do amor entre dois jovens, Cindy e Dean, como flashbacks. Dean (Ryan Gosling) é um romântico e sensível homem que acredita em amor à primeira vista, mas que não queria se casar. Cindy (Michelle Williams) é uma incógnita, que tinha uma espécie de relacionamento com outra pessoa, mas que se entregou a sua relação com Dean. O encontro com Dean traz momentos de simplicidade e de beleza característicos de uma paixão em início, um exemplo é a cena em que Cindy dança enquanto Dean toca para ela. Porém, desse relacionamento anterior Cindy acaba por engravidar. O apaixonado Dean decide antão mudar seu pensamento sobre casamento e formar uma família com ela para criar o bebê como se fosse seu.

Por outro lado, vemos o casal em seus últimos suspiros. Os diálogos entre os dois são escassos. Eles ainda tentam uma última vez, uma tentativa que não surtirá efeito e acabará acelerando o fim. O romantismo já não mais existe, o homem que não início dedicava música e levava flores para sua amada agora a convida para motéis baratos, e os momentos simples e delicados do início do romance são substituídos por momentos de mau gosto e por exageros com bebida. O que um dia foi o charme de Dean, com o tempo e sua persistência tornou-se seu defeito. As incompatibilidades irrelevantes no início do relacionamento tomam grandes proporções perto do fim e tonam a vida em dois impossível.

É triste ver o fim de um amor que prometia ser eterno enquanto durasse. O problema é que não durou. O título do filme já é uma espécie de dica para o conteúdo triste da história já que blue no inglês pode significar tristeza ou depressão e valentine tem relação com namorados e amor. O filme tem ótimas atuações de Ryan Gosling e Michelle Williams que mostram uma ótima química em cena. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário